Na postagem anterior, falei sobre é barato e simples implementar um sistema de notificação através do serviço Google FeedBurer, agora vamos ver como fazer isso parecer mesmo um newsletter.Antes de se agitar e procurar seu cd com 1001 gif animados, saiba que:

  • Você não poderá formatar o email enviado para o assinante! O email não é enviado por você ou o WordPress, mas sim pelo sistema do Google FeedBurner. O máximo de formatação que pode fazer é ir no painel do feed em especial e definir url para uma imagem/logotipo, cores e tipo de fonte.
  • É preciso uma conta no Google para adicionar feeds ao serviço.
  • Os assinantes podem usar qualquer email para assinar o feed, não precisam ser do Google.
  • Você não pode impedir que o assinante cancele/não aprove a assinatura do feed, os assinantes podem cancelar quando quiserem. (Lembre-se que email não-solicitado é um eufemismo para spam).
  • Se você escreve uma postagem por dia (ou por mês) não vale a pena implementar este sistema, ele é mais indicado para quem tem sies grandes, com vários autores e uma média de 5 ou mais postagens/dia.

Do começo

Antes de tudo, vá em Configurações > Leitura no item Para cada post em um feed, mostrar escolha Texto completo. Desse modo, as pessoas vão receber o texto todo da postagem em seu email, o que é oportuno para conteúdo de newsletters.

1. Crie uma categoria em seu WordPress chamada News (ou Newsletter, Emails etc o que quiser). Você também pode implementar um tipo personalizado se quiser.

2. Crie uma postagem nesta categoria. Só é preciso preencher o Tïtulo e o Texto, não insira imagens porque não vai adiantar!

3. Teste se o feed está funcionando inserindo na barra de endereço do seu navegador o link do feed da categoria, algo como http://seusite.com/feed/news. Se aparecer uma lista com a postagem (a chamada Teste) então o feed está funcionando, se aparecer 404 ou qualquer outra mensagem, o seu tema/plugins etc está quebrando a geração de feeds, tente resolver isso antes de prosseguir.

4. Entre no site do Google FeedBurner e no campo que aparece logo no inicío, insira o link de feed de sua categoria News.

5. Novamente, se seu feed estiver com erro, isso não vai funcionar! Na tela seguinte, vai aparecer campos para informar um nome para seu feed.

6. Ative os recursos de formulário e contador de seu feed.

7. Use meu plugin FeedBurner Form em seu WordPress para as pessoas poderem assinar seu feed. 🙂

Algumas dicas e informações extras

  • Os assinantes recebem a mensagem de email quando você publicar a postagem, isso é muito oportuno porque poderá agendar as postagens para certa hora ou dia da semana.
  • Você pode ocultar a categoria para que não seja acessível em seu site e em indexadores, há plugins que fazem isso sem maiores dificuldades.
  • Lembre-se que a postagem é seu “email”, então o texto deve introduzir outros conteúdos ao leitor. Se tiver um site com conteúdo restrito poderá fazer publicidade desse conteúdo, criar promoções somente para assinantes etc.
  • Se notar que seu site está com consumo alto de memória, poderá limitar a criação de feed somente a da categoria especial. Assim, não será possível usar links de feeds de outras categorias de seu site.
  • Há como adicionar informações de campos personalizados em seus feeds, esse é um recurso interessante para alguns casos.
  • O link de feed de tipos de postagem personalizada é http://seusite.com/feed/post_type se tiver usando links legíveis ou http://seusite.com/?feed&post_type=art.
  • Se seu site está com o feed quebrado, o problema geralmente está no tema. Se vale a pena arrumar, tente inserir add_theme_support( 'automatic-feed-links' ); no arquivo functions.php do tema ou procure um tema bem escrito.