5. Posso mudar tudo no tema pai?

Sim. É nisso que se apoiam os temas chamados de frameworks, só que os autores de tais temas dizem ser mais fácil criar temas filhos do que de um tema comum, por conter uma documentação, comunidade ativa, não usar imagens etc. No geral, qualquer tema pode ser modificado pelos temas filhos. A dica mais importante sobre isso é escolha um tema bem escrito, sem erros de programação, scripts estranhos etc. O tema padrão é um exemplo.

6. Por que não é mais fácil copiar tudo, mudar o nome do tema/”criar” um tema de outro?

Se você sabe o que está fazendo, não há problemas nisso. Se não sabe: não faça! Há temas muito bem escritos que podem ser modificados sem risco, além de estarem em desenvolvimento ativo. Quando se cria um tema do zero, é preciso se manter atualizado sobre mudanças em chamadas do WordPress (acredite, elas mudam!). Um tema ultrapassado pode fazer plugins quebrarem, causar lentidão etc. Se você não tem tempo para manter um tema, use um tema filho ou tema pronto.

7. Qual o melhor jeito de criar um tema filho? Tenho que ler todo aquele código?

Dê uma olhada no tema e anote onde quer modificar/adicionar coisas, anote o que modificar e aonde. Uma vez que você saiba o que modificar e aonde, você deve copiar os arquivos do tema pai, que são usados naqueles contextos. Por exemplo, modificar a fonte do nome do site, no cabeçalho, isso é algo que fica no arquivo header.php, adicionar código no rodapé, isso é algo que fica no arquivo footer.php. Consulte o artigo sobre Hierarquia de Temas. E claro, use um editor de texto apropriado!

8. Posso vender temas filhos?

Depende, você deve consultar a licença do tema pai. Alguns temas frameworks permitem a venda de temas filhos ou você pode vender o seu serviço de design/codificação, o que não impede que seu trabalho seja revendido ou doado. Também há temas frameworks que são comerciais, mas uma vez adquiridos, permitem a venda de temas filhos. Esta tem sido uma prática comum entre os gringos: alguns se dedicam a criar temas somente a partir de um framework que adquiriram, isto é, não codificam um tema do zero.

Temas recomendados

O WordPress possui um repositório com muitos temas gratuitos a disposição, mas saiba que alguns podem ser difíceis de modificar.

Sem estresse!

Precisa de ajuda com seu WordPress?

Entre em contato

16 comentários sobre "Temas filhos: o que são e para que servem?"

  1. Marcos Vicente
    Bem explicado, Diana! Nunca tinha me deparado co uma explica tão ampla como esta. Parabéns!
  2. Kleyton Renato

    Vejo muitos artigos e todos falando a mesma coisa. Mas, há um grande problema e não se eu é que estou complicando. Sempre falam sobre o "style.css". Mas, e se o tema dispor de vários CSS's ...? Estou com um tema que, além de ter na pasta raiz do tema um style.css, tem uma pasta css/colour.css ... Editando o style.css na pasta, consegui muita coisa. Mas, nesse colour.css não consigo nada. Já tentei de várias maneiras. Criando uma pasta igual - CSS/ - e um arquivo igual (css/colour.css) e nada. Alguém já enfrentou esse problema?
    • Metusalem

      Olá Kleyton! Conseguiu resolver esse seu problema? Se sim, posta aí por favor. Obrigado.
  3. Sérgio

    Boa tarde Diana. Parabens pelo post. No meu caso alterei um arquivo .php e coloquei no tema filho (no caminho identico ao do pai), não é um arquivo de modelo dos que vem no WP (tipo, header, footer, single, etc) é um arquivo do proprio tema, mas as alterações não surtem efeito. Sabe me dizer o que fiz de errado ?
    • Diana

      Não pode ser idêntico, o tema filho tem uma pasta própria com no mínimo o style.css, que é onde fica a informação de qual tema herdar as funções e características.
      • Sérgio

        Bom dia Diana, não soube me expressar, eu coloquei o arquivo no caminho idêntico ao do tema pai mas no tema filho. Criei a mesma estrutura de pastas nos dois temas, alterei o arquivo do tema pai e o coloquei no tema filho, com o tema filho ativo. Mas o arquivo pai que é executado
        • Diana

          Tenta trocar de tema e depois selecionar o tema filho. Às vezes acontece de "travar" no tema.
  4. Maria C Rodrigues

    Olá Diana. No meu tema pai (eVid) na folha de estilos principal (style.css) só tem as informações de cabeçalho do tema e na style-Black.css tem os estilos. Se importar dessa forma: @import url("../eVid/style.css") e criar o arquivo style.css ou assim: @import url("../eVid/style-Black.css") e criar um arquivo style-Black.css, nem um dos dois modifica o tema pai. Será que esse tema eVid é um desses temas chatos? Eu não entendo muito dessa área, mas já fiz um tema filho do tema Aggregate, e funciona perfeitamente.
    • Diana

      Oi! Os temas premium são chatos de criar tema filho, às vezes parece que criam coisas para que não seja possível criar. Nestes temas tem um painel para estilos extras, se for pouca coisa você pode deixar por lá ou direto no style.css mesmo se não for atualizar o tema. Dependendo do que se quer modificar, talvez não tenha a ver com CSS, por exemplo larguras em temas responsivos, alguns temas usam scripts mesmo.
  5. Jutai

    E no caso do css do tema pai estar em uma pasta diferente, é só mudar o mesmo style.css? Ex.: o css do meu tema esta na pasta : ("../tema-pai/styles/white/css/style.css") eu mudaria apenas o ("../tema-pai/style.css") e funcionaria?
    • Diana

      O importante é apontar para a folha de estilos principal. Há temas chatos que não deixam criar temas filhos também ou têm um modo especial de usar css personalizado, como uma área do painel do tema para adicionar códigos.
  6. Thiago

    Excelente post, serviu de alerta pra eu que estou começando agora. vlw!
  7. Um Ser Pensante

    Digo o mesmo, muito esclarecedor, ataca as dúvidas certas de modo simples e direto, parabéns pelo seu trabalho :-)
    • Diana K. C.

      Obrigada! :)
      • Metusalem

        Oi Daiana, tudo bem? Estou com um grande problema para editar um arquivo main.css que fica em uma subpa do tema pai. Caminho: Tema child/css/skins/main.css Se puder me ajudar ficarei muitíssimo grato. Obrigado.
  8. Filipe Nogueira de Souza

    cara este post me ajudou muito... ampliou meus conhecimentos e tirou varias dúvidas q eu tinha parabens!!

Comments are closed.