Recursos

Tema FriscoBasicamente seu WordPress com o BP permitirá que os visitantes se registrem em seu site e criem um perfil. O interessante é que se pode criar os campos a serem preenchidos e mostrados no perfil de cada pessoa, o que é ótimo para criar uma comunidade bem específica, você pode contar com os tipos de controles mais usados como caixas de seleção, botões de rádio etc.

O nível de interação pode variar bastante no BuddyPress, assim temos os níveis de usuários do WordPress mais os níveis do BuddyPress e eventualmente níveis relacionados a gestão de fóruns.Um usuário que se registrou poderá ser promovido pelo administrador a qualquer função, como autor ou moderador de fórum. E mais: não é preciso instalar o bbPress para ativar o fórum, o BuddyPress tem sua versão do bbPress já integrada.

Contando só com o que vem, um WordPress com BuddyPress tem bastante coisa para ser explorada, mas se você, de repente, quer que seus usuários tenha a liberdade de criar álbuns de fotos ou talvez usar wiki, então vasculhe o Repositório de Plugins BuddyPress, tem bastante coisa por lá.

O que não está legal

O projeto parece meio largado, (como a maioria das coisas lá fora, deve ser a crise), a próxima versão vai pular para 1.5 (não vai ter 1.3 e 1.4) porque segundo o líder de desenvolvimento, “muita coisa foi feita no beta então podemos adiantar um pouco a versão”; faz sentido? Além da sensação de abandono e incerteza, falta definirem onde a documentação vai ficar/ser mantida.

É difícil dizer onde se pode procurar uma referência ou um suporte em português, no fórum WordPress a gente tem feito o que pode, mas o suporte mesmo é misturado com os gringos nos site do BuddyPress.

Se andou pelo site do BP, reparou que além de plugins há temas para o sistema. O chato é que não há muita coisa e se você quiser criar um tema, vai ter que ser sobre o padrão mesmo, o que é o mesmo de se criar um tema WordPress; sinto falta de frameworks por lá.

Mesmo com esses entraves, espero que as pessoas tenham interesse em usar o BuddyPress em seus projetos para não mais ficarem refém de mega-sistemas comerciais. Não acho exagero dizer que o BuddyPress ajuda de verdade, a saber como redes sociais funcionam e o que as motivam.

Para quem serve isso

O BuddyPress não é para poucos: ele é movido por usuários. É o indicado se você quer reunir pessoas para discutir e compartilhar um tema em comum. Por exemplo uma escola pode usá-lo para conectar professores, alunos e funcionários, professores podem ter blogs próprios sobre suas matérias e turmas, alunos podem se informar sobre eventos e atividades.

Se você já gerenciou um fórum comum, talvez vai gostar mais da variedade de níveis de usuários que o BuddyPress oferece e também poder contar com recursos variados através dos plugins WordPress e BuddyPress.

Outra vantagem é que não fica limitado à interface do sistema, já que pode integrar todo o layout do site através de temas modificados. Se ficou interessado, aproveite para experimentar hoje mesmo: o BuddyPress 1.5 acaba de ser lançado e já tem até a tradução para português! Esta é a versão mais segura e estável até o momento e tem muitas melhorias para quem quiser criar plugins para ele.

Link Úteis

Se já tem seu campo de testes local, não custa nada tentar o BuddyPress:

Arquivos de Tradução

O arquivo deve ficar dentro da pasta bp-languages:

[download id=’5′]

Sem estresse!

Precisa de ajuda com seu WordPress?

Entre em contato

11 comentários sobre "O que é o BuddyPress"

  1. Marcus Colacino Licio
    Diana, voce ja fez trabalhos usando o Buddypress ? se puder me passar os links para dar uma olhadinha :)
  2. Alexandre Fernandes
    Só lembrando. Nos arquivos de tradução, eles devem ter as sigas br em maiúsculo, se não o sistema não reconhece. Por favor, renomeie o pt_br para pt_BR
    • Nitai Fernandes
      Obrigado pela dica de renomear o arquivo, eu havia baixado o arquivo do glotpress e ele veio como buddypress-dev-pt-br.po/mo, agora que renomeei para buddypress-pt_BR.po/mo, ficou tudo certinho.
  3. Rodrigo Vieira Ribeiro

    Olá Diana, tb estou começando a explorar o bubypress e acabei de instalar no meu servidor, baixei agora tb o pacote de linguagem e tb verifiquei que está com algum problema no arquivo. Por favor, me avise quando estiver com nova versão disponível ou se posso ajudar em alguma coisa. A propósito, adorei as dicas claras deste site. Abraços Rodrigo Vieira Ribeiro
    • Diana

      Olá, veja como exportar os arquivos de exportação em http://br.buddypress.org/traducao. :)
  4. Luciano

    Olá Diana! Parece que o arquivo de tradução está corrompido, se você puder dar uma conferida? :-)
    • admin

      Vou dar uma olhada!
  5. Paulo

    Olá Diana, Tb sou muito novato em WP você colocou que tem a tradução para o BUDDYPRESS porém não achei vc saberia me dizer aonde acho? e sabe aqueles banner que fica mostrando produtos passando saberia me informar o nome do plugins desculpe e desde já obrigado
    • Diana K. C.

      Olá, Tive que mudar de servidor estes dias logo eu deixo o arquivo de tradução aqui. Sobre o plugin de produtos, talvez posso procurar por plugins de slide.
  6. Fatima

    Diana, muito legal o seu post. Esclarecedor. Sou novata por aqui, não sou profissional da área, mas mantenho um blog que quero transformar em rede social. Será que você pode me tirar algumas dúvidas? 1- Consigo fazer funcionar sozinha? Da mesma forma que fiz com o wordpress? 2- Consigo controlar o acesso totalmente ou, pelo menos, de algumas áreas? 3- Meu provedor é UOL, sabe dizer se suporta esse plugin? Antecipadamente, agradeço a sua ajuda.
    • Diana K. C.

      Oi Fátima, Sim para todas as questões. Se você tem conseguido usar o WordPress com links permanentes legíveis, no UOL Host, não vai ter grandes problemas em usar o BuddyPress lá.

Comments are closed.