Recursos
Basicamente seu WordPress com o BP permitirá que os visitantes se registrem em seu site e criem um perfil. O interessante é que se pode criar os campos a serem preenchidos e mostrados no perfil de cada pessoa, o que é ótimo para criar uma comunidade bem específica, você pode contar com os tipos de controles mais usados como caixas de seleção, botões de rádio etc.
O nível de interação pode variar bastante no BuddyPress, assim temos os níveis de usuários do WordPress mais os níveis do BuddyPress e eventualmente níveis relacionados a gestão de fóruns.Um usuário que se registrou poderá ser promovido pelo administrador a qualquer função, como autor ou moderador de fórum. E mais: não é preciso instalar o bbPress para ativar o fórum, o BuddyPress tem sua versão do bbPress já integrada.
Contando só com o que vem, um WordPress com BuddyPress tem bastante coisa para ser explorada, mas se você, de repente, quer que seus usuários tenha a liberdade de criar álbuns de fotos ou talvez usar wiki, então vasculhe o Repositório de Plugins BuddyPress, tem bastante coisa por lá.
O que não está legal
O projeto parece meio largado, (como a maioria das coisas lá fora, deve ser a crise), a próxima versão vai pular para 1.5 (não vai ter 1.3 e 1.4) porque segundo o líder de desenvolvimento, “muita coisa foi feita no beta então podemos adiantar um pouco a versão”; faz sentido? Além da sensação de abandono e incerteza, falta definirem onde a documentação vai ficar/ser mantida.
É difícil dizer onde se pode procurar uma referência ou um suporte em português, no fórum WordPress a gente tem feito o que pode, mas o suporte mesmo é misturado com os gringos nos site do BuddyPress.
Se andou pelo site do BP, reparou que além de plugins há temas para o sistema. O chato é que não há muita coisa e se você quiser criar um tema, vai ter que ser sobre o padrão mesmo, o que é o mesmo de se criar um tema WordPress; sinto falta de frameworks por lá.
Mesmo com esses entraves, espero que as pessoas tenham interesse em usar o BuddyPress em seus projetos para não mais ficarem refém de mega-sistemas comerciais. Não acho exagero dizer que o BuddyPress ajuda de verdade, a saber como redes sociais funcionam e o que as motivam.
Para quem serve isso
O BuddyPress não é para poucos: ele é movido por usuários. É o indicado se você quer reunir pessoas para discutir e compartilhar um tema em comum. Por exemplo uma escola pode usá-lo para conectar professores, alunos e funcionários, professores podem ter blogs próprios sobre suas matérias e turmas, alunos podem se informar sobre eventos e atividades.
Se você já gerenciou um fórum comum, talvez vai gostar mais da variedade de níveis de usuários que o BuddyPress oferece e também poder contar com recursos variados através dos plugins WordPress e BuddyPress.
Outra vantagem é que não fica limitado à interface do sistema, já que pode integrar todo o layout do site através de temas modificados. Se ficou interessado, aproveite para experimentar hoje mesmo: o BuddyPress 1.5 acaba de ser lançado e já tem até a tradução para português! Esta é a versão mais segura e estável até o momento e tem muitas melhorias para quem quiser criar plugins para ele.
Link Úteis
Se já tem seu campo de testes local, não custa nada tentar o BuddyPress:
Arquivos de Tradução
O arquivo deve ficar dentro da pasta bp-languages
:
[download id=’5′]
11 comentários sobre "O que é o BuddyPress"
9.02.2013
9.04.2012
17.04.2012
Rodrigo Vieira Ribeiro
28.03.2012
Diana
31.03.2012
Luciano
22.03.2012
admin
24.03.2012
Paulo
28.10.2011
Diana K. C.
28.10.2011
Fatima
14.10.2011
Diana K. C.
19.10.2011
Comments are closed.