Notificações usando o Google FeedBurner


O Google FeedBurner é uma mistura de agregador com leitor de feeds, nele você adiciona qualquer link de feed e este item recebe um novo url. Para cada feed, você tem opções como a que usamos para criar um sistema de notificação.

Estranhamente, há a opção de gerar um formulário de assinatura, onde o usuário informa seu email, recebe uma mensagem de confirmação e passa a ser notificado cada vez que o feed for modificado.

Alguns fatos sobre usar o Google FeedBurner para enviar notificações:

  • A geração do feed fica por conta do seu site, isso pode ser desgastante, tanto que há sites que impedem a geração de feeds. O motivo de alguns sites fazerem isso é que se pode obter o link de feed de um site e usá-lo no FeedBurner, sem qualquer permissão do proprietário.
  • O envio de emails fica por conta do Google FeedBurner, o que é bom porque não temos que usar um email de verdade, nem estamos sujeitos a parar na lista-negra de um servidor.
  • O “modelo” da mensagem enviada é padronizada, nada de papel de parede ou gifs fofos! Mas há como adicionar logo e mudar cor e tipo de fonte.
  • O sistema é autônomo e honesto: as pessoas se inscrevem, aprovam ou não a assinatura e podem cancelá-la livremente. Tudo através do site do Google FeedBurner.
  • Tem estatísticas para saber quantas pessoas assinam o feed e visitaram seu site através dele, além de ferramentas como exportar estatíticas em csv e xls. Não é possível importar listas de emails para o serviço ou seja, você não pode abastecê-lo. Também não é possível exportar somente os emails que está no serviço, mas você pode exportar as estatísticas onde é possível obtê-los com alguma edição na planilha.

Como fazer

Logo escrevo algo mais detalhado, por hora você só precisa seguir estes passos:

  • Crie uma conta no Gmail se não tiver
  • Pegue um link de feed do seu site como do site todo ou de uma categoria em especial. Consulte Feeds no WordPress.
  • Após entrar no site do Google FeedBurner, insira o endereço do feed no campo onde diz: Burn a feed right this instant. Type your blog or feed address here:
  • Depois siga os passos para idenificar o endereço correto (geralmente está) e nomear o link que agora será http://feeds.feedburner.com/oquequiser. Este “oquequiser” é como se fosse o nome do feed.
  • Marque os itens que quer rastrear para seu feed (cliques, visitas etc).
  • Na página seguinte, você tem opções de integrar o serviço ao WordPress.com, auto-hospedado etc. Não é preciso usar estes passos por enquanto. Apenas clique na aba Publicize no topo da tela.
  • Na tela seguinte, na coluna a esquerda, clique no item Email Subscription.
  • Na tela seguinte, clique no botão Activate.
  • Você tanto pode copiar e colar o código do formulário gerado na página quanto poderá usar meu plugin que faz isso, o FeedBurner Form. Este plugin permite adicionar vários formulários em áreas de widgets ao longo de seu site. Você deve usar o nome do feed no plugin, o que permite usar vários forms para assinar vários feeds.
  • Para mostrar o contador de assinantes, na página do seviço, vá em FeedCount, na coluna a esquerda e na tela seguinte ative o opção.

Conclusões

Se você é das antigas e gosta das Newsletter, poder procurar um serviço que permite enviar emails dessa forma, como o MailChimp e muitos outros, a maioria é gringo então veja bem se vale o custo benefício. Tem gente que diz ver bom rendimento na estatística do serviço, mas quando as compara em outros serviço de estatística como o Google Analytics, o resultado é diferente. Não afirmo que o envio de emails assim tem pouca aceitação, talvez dependa muito do público-alvo e do tipo de conteúdo.

Você pode simular um sistema de newsletter usando o Googfe FeedBurner como descrito acima, é só criar uma categoria (opcionalmente escondê-la no site) e usar seu link no processo acima, assim, pelo menos poderá criar postagens com textos típicos de Newsletter.

Outra coisa muito questionada: você pode tanto permitir ler a postagem toda no feed, quanto só o resumo. Essa configuração é feita no WordPress em Configurações > Leitura.

No WordPress também há como montar o conteúdo do feed com informações de campos personalizados, miniaturas etc. Estes são assuntos para outros artigos… 😉

No Fórum

Consulte tópicos sobre este assunto.