O loop unificado é o que chamo de um único arquivo responsável por mostrar o conteúdo do site em diferentes contextos.

No fórum oficial as pessoas sempre perguntam sobre como modificar um ou outro aspecto de seus temas, o uso de temas filhos já é um bom começo, mas o que acontece quando o tema possui um arquivo single.php com apenas isso (tema TwentyTen):

 
 
		<div id="container">
			<div id="content" role="main">
 
 
 
			</div><!-- #content -->
		</div><!-- #container -->
 
 
 
</div>

O TwentyTen, TwentyEleven e muitos outros temas usam loop unificado, isto é, o código para obter e mostrar conteúdo fica em um único arquivo, no caso loop.php, mas não é só isso: lá estão verificações para mostrar o conteúdo de maneira especial e também funções criadas para reduzir a repetição. O comentário no arquivo diz o seguinte

No TwentyTen, usamos o mesmo loop em diversos contextos e ele se divide em três blocos principais: quando estiver listando posts da galeria, posts do tipo notas e todos os outros posts.
Adicionalmente, às vezes também verificamos se é uma lista de posts em arquivo, resultados de procura etc, o que permite pequenas diferenças do loop em cada modelo, sem duplicar o restante do loop que é compartilhado.

Do ponto de vista do programador, faz mais sentido verificar tudo em um único arquivo do que criar um arquivo para cada contexto, mesmo que o WordPress permita isso, então é comum encontrar temas com poucos arquivos e mesmo assim um design diferenciado em cada contexto. O código fica ainda mais robusto se usar funções atreladas a contextos, por exemplo, uma função que mostra os metadados (data, autor, tags, categoria etc) de acordo com o contexto sem precisar listar as funções existentes (the_authorthe_tags etc).

Modificando temas com loops unificados

Se seu tema possui um loop unificado (os temas bem escritos possuem sim!), o tema filho para modificá-lo pode ter o “pecado da repetição”.

Em um tema filho do Twenty Ten, para personalizar o contexto de postagem única, você pode criar o arquivo single.php com um loop, sem precisar criar um novo arquivo de loop unificado:

 
 
 
 
    	&lt;div id=&quot;post-" &gt;
    	<h1 class="entry-title"></h1>
 
    	<div class="entry-content">
 
    	 '<div class="page-link">' . __( 'Pages:', 'twentyten' ), 'after' =&gt; '</div>' ) ); ?&gt;
    	</div><!-- .entry-content -->
 
      <div id="postmeta">
          <ul>
        	<li></li>
 
        	<li><strong></strong> foi escrito por , arquivado em 
             </li>
              &lt;?php $tag_list = get_the_tag_list( &#039;&#039;, &#039;, &#039; );
              if ( $tag_list ) { echo  &#039;<li>Tags do artigo: '.$tag_list.'</li>';};?&gt;
 
          <li></li>
          <li></li>
          <li>&lt;?php edit_post_link( __( &#039;Edit&#039;, &#039;twentyten&#039; ), &#039;<span class="edit-link">[', ']</span>' ); ?&gt;</li>
          </ul>
 
      </div><!-- sobre o post -->
 
    	</div><!-- caixa do post -->
 
	 <!-- comentarios -->

Isso só deve ser feito se precisa modificar apenas alguns contextos, do contrário você estará repetindo código como os temas antigos e assim estar sujeito a problemas como inconsistências e dificuldade em atualizar/modificar o tema, não exagere!

Se há a necessidade de uma modificação geral, crie o próprio loop.php, a dificuldade é maior mas em compensação seu tema não vai ficar cheio de arquivos inchados Criar um loop unificado tem a ver com PHP e condicionais do WordPress, todo XHTML e CSS fica praticamente fora disso.