Se você tem um website rodando o WordPress, já deve ter se deparado em a mensagem de erro “Há um erro crítico em seu site. Verifique seu e-mail para instruções.”
Essa mensagem significa que não foi possível processar ou acessar os recursos da instalação WordPress no site, por exemplo:
Falta de memória para o WordPress
O WordPress é um software como qualquer outro e portanto precisa de memória para funcionar, a página oficial de necessidades do projeto não menciona o quanto é necessário de memória mesmo para a versão mais recente, isso porque depende do tamanho, dos recursos do website, o tráfego (visitação) e tamanho do site (volume de conteúdo) são fatores que variam muito portanto não se tem oficialmente uma quantidade de memória necessária. Porém, a página menciona que é necessário:
- PHP versão 7.4 ou superior.
- MySQL versão 5.7 ou superior OU MariaDB versão 10.4 ou superior.
- Suporte ao HTTPS
É importante notar que a versão 7 do PHP consome menos memória do que as versões anteriores, mas isso não afasta a possibilidade do seu site ter crescido e volume de conteúdo e visitações causando o erro crítico.
O que fazer?
Se o seu site é atualizado constantemente, não usa tema ou plugins desatualizados e do nada passou a mostrar a mensagem de erro crítico, talvez a memória foi excedida, o site pode estar recebendo mais visitas do que o habitual e portanto precise de mais memória, neste caso, contate a sua hospedagem para saber como aumentar a memória.
Erro crítico por falta de espaço em disco
Este é um erro comum em hospedagens econômicas que não esperam abrigar muitos arquivos, porém, com o tempo, o site pode consumir todo o espaço gerando arquivos, por exemplo, arquivos de imagem.
O que fazer?
Se a sua hospedagem é do tipo econômica, verifique o contrato da hospedagem e entre em contato para saber o que ocorre, geralmente também enviam e-mails avisando sobre o limite ter sido atingido.
Erro no banco de dados
Problemas com o banco de dados, como tabelas corrompidas, podem levar a erros críticos porém não é muito comum, esse problema geralmente ocorre após migrações ou importações.
O que fazer?
Todo tipo de migração e importação de dados só pode ser feita após a criação de backups, se você não tiver o backup, você pode tentar contatar o serviço de hospedagem para saber se eles criaram algum, alguns serviços de hospedagem produzem backups de forma automática.
A Hostinger cria backups dos seus sites de forma automatizada!
Não precisa manualmente criar backups todo o mês, de cada website hospedado, já usei e funciona muito bem!
Atualizações mal-sucedidas
Atualizações mal-sucedidas do WordPress, plugins ou temas podem causar erros críticos. Em algumas situações, ao tentar atualizar o WordPress ou mesmo algum tema ou plugin, o servidor fica sem recursos e isso causa uma falha na escrita de arquivos. Você vai notar que é este o caso se o erro crítico apareceu logo em seguida de aprovar uma atualização.
O que fazer?
Dependendo do seu nível de acesso e de usuário, pode reenviar os arquivos do WordPress ou do tema ou plugin para as pastas deles, isso pode ser feito no painel da hospedagem ou usando SSH ou FTP. Também pode tentar desativar os plugins e temas pelo FTP e então tentar acessar o painel do WordPress novamente, se o problema são os arquivos do WordPress, precisará enviar os arquivos ou tentar o suporte da hospedagem.
Plugins em conflito
Existem plugins que não podem ser usados em conjunto, isto é, não podem estar ativos na mesma instalação WordPress. Os criadores geralmente fazem lista dos plugins incompatíveis mas pode acontecer de você descobrir um novo! Os conflitos de plugin podem gerar erros críticos e a solução é apenas desativar o plugin que causa o conflito.
O que fazer?
Se acabou de instalar um plugin e o erro crítico apareceu, apenas desative o plugin, vai ser preciso acessar o FTP ou pode tentar o suporte da hospedagem.
Temas incompatíveis
Certos temas podem ser incompatíveis com versões específicas do WordPress ou com outros plugins, resultando em erros. É comum um website usar o mesma tema há anos e de repente o site fica instável, recursos do tema desaparecem ou ocorrem erros como o erro crítico, os criadores de temas e plugins devem manter seus temas e plugins atualizados mas isso nem sempre acontece, mesmo em temas e plugins comerciais (pagos), o autor desiste e abandona o projeto e assim o tema não receber mais atualizações.
Geralmente o erro crítico relacionado a tema obsoletos ou incompatíveis, aparece logo após a troca de versão do PHP da hospedagem, alguns serviços podem avisar sobre isso e outros serviços não trocam a versão, deixando os clientes optarem por usar a versão antiga ou a que preferirem, neste caso, é recomendado manter o WordPress atualizado rodando em uma versão de PHP também atualizada.
O que fazer?
Se o erro apareceu após atualizar o tema, então ocorre o inverso: o tema precisa da versão PHP mais recente enquanto a versão que está na sua instalação é mais antiga, neste caso também é recomendado manter tudo o mais atualizado possível. Verifique no serviço de hospedagem como fazer a atualização da sua versão PHP.
Outra coisa que acontece muito: temas pirateados causando erros. Temas pirateados não só podem ser perigosos, servindo de porta de entrada para malwares no seu site como o mais recente malware de bet que cometei aqui, como também consumindo recursos, gerando processamento indevido ao acessar outros sites contaminados e assim gerando a falta de memória no seu servidor.
Precisa atualizar seu website, trocar plugins ou atualizar o tema?
Entre em contato para um orçamento sem custo