WordPress 3.4 – O que haverá de novo

Ontem o projeto WordPress completou 9 anos e o Candidato a Lançamento 1 da versão 3.4 foi lançado.

WordPress 3.4Além de melhoras internas como a partição dos pacotes de tradução e aprimoramento de funções, a mudança mais visível para os usuários é a nova forma de experimentar novos temas, desta vez o distribuidores de temas e plugins vão ter um pouco de trabalho… Veja as novidades:

  • Novos recursos para temas –  agora é possível experimentar um tema mostrando o conteúdo do seu site (para os temas instalados), não que isso não acontecia antes, mas é que agora será possível também configurar opções antes de aplicar o tema ao site, como cores de fundo, imagem de cabeçalho etc. O link Personalizar leva a uma tela com opção de personalizar o tema e ver a mudança no mesmo instante. O recurso de imagem de cabeçalho agora reaproveita imagens já enviadas e o usuário deve ser capaz de alterar sua altera e largura, esse é um recurso que os autores de tema em breve passarão a oferecer. Não mostrar temas instalados e oferecer temas filho são os recursos novos no sistema de pesquisa interna.
  • Contagem de palavras do editor de texto – não é tão esperto quanto aquels que vemos em editores de texto, mas este contador ajuda em alguma coisa. Descobri que ele funciona somente após salvar a edição, espero que aprimorem isso…
  • HTML em legendas de imagens! – Esta é uma ótima notícia para quem esteve procurando por formas mais legais de mostrar legendas em imagens, agora sim podemos usar negrito, quebrar linha, etc nas legendas sem quebrar o shortcode do WordPress. Não sei como isso vai ficar em sites com modais (LightBox, FancyBox etc),
  • Nova API XML-RPC! – Até que enfim! Ótima notícia, (pena que ainda falta clientes de publicação com um projeto ativo e bem documentado).  Com essa nova API, será possível acessar tipos de postagens, taxonomias personalizada, definir image de destaque etc coisas ignoradas pela API anterior, com essa nova API vai ser mais fácil gerir conteúdo personalizado e até criar softwares clientes especializados (ou não porque software instalado é coisa de gente velha?).
  • Novas bibliotecas – Para o bem e para o mal da internet: novo jQuery, jQuery UI, TinyMCE, Plupload, PHPMailer, SimplePie e agora vem com o jQuery UI Touch Punch.

Ainda é um bom momento para testar plugins e principalmente temas, como este lançamento não é relacionado a problemas de segurança, é bom deixar para atualizar quando o plugin/tema que usa muito estiver funcional na versão. Em todo o caso, o Fórum de Suporte sempre vai estar disponível para tentar resolver seus problemas 🙂

WordPress 3.4 – O que haverá de novo é um artigo sobre 3.4, versões 3.4, versões WordPress http://dianakcury.com/wp/wordpress-3-4-o-que-havera-de-novo#respondDiana K. Cury http://dianakcury.com/wordpress/wp-content/themes/di3554/img/card.png

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *