JetPack 2.0 tem publicação por email e CDN

A cada versão o Jetpack fica mais completo, está ficando impossível não usá-lo! Esta versão  melhorou drasticamente a publicação por email e oferece recursos como tema para mobile e até um CDN para arquivos imagem!

Photon, um CDN de arquivos de imagem

Basicamente um CDN (Content Delivery Network) obtém arquivos de um site e os entrega aos visitantes poupando seu servidor desse trabalho.  O Jetpack oferece o recurso através do serviço chamado Photon:

O Photon é um serviço de aceleração de imagem e edição para sites hospedados no WordPress.com ou sites com Jetpack conectados ao WordPress. Basta clicar no botão “Ativar” do item Photon na página Jetpack em seu painel e suas imagens serão servidas de forma dinâmica a partir da nuvem global do WordPress.com. Isso significa menos carga no seu servidor e imagens mais rápidas para os seus leitores.

Saiba mais na página (em inglês): http://jetpack.me/support/photon

Publicar por Email de verdade!

O WordPress tem o recurso de publicar por email há algum tempo, mas se você já tentou usá-lo deve ter se sentido frustrado com tantas limitações. Enquanto que no serviço WP.com o recurso funciona muito bem, no software isso já não acontecia e tínhamos que recorrer à plugins inseguros.

O novo Publicar por Email funcionando através do Jetpack vem os mesmos recursos do WP.com!

  • Usar HTML sem medo – agora você pode usar HTML sem medo de quebrar a publicação, mas lembre-se que o WordPress possui funções que limpam código ruim (aqueles criados pelo Outlook por exemplo….)
  • Anexos viram… anexos! – Envie seus arquivos e eles serão anexados à publicação. Vários arquivos opcionalmente podem ser mostrados como galeria.
  • Shortocodes práticos – Você vai usar shortcode no corpo do email e assim instruir a publicação como definir categorias, tags, marcar o resumo, o título, o status de publicação etc
  • Não precisa criar um endereço email, o WP.com vai gerar um para você! – nos poupa de ter que criar emails e também oferece um pouco mais de segurança a quem quer manter o anonimato.

Saiba mais na página (em inglês): http://jetpack.me/support/post-by-email

Tema para mobile

Não pense que isso vai transformar seu site do jeito que está em uma versão para dispositivos móveis, é só um tema que será usado quando receber visitas a partir desses dispositivos.

O tema é uma versão ao Twenty Eleven, com as mesmas opções de configuração como cores e menus.

Saiba mais na página (em inglês): http://jetpack.me/support/mobile-theme

Publicize e o social

Estamos fartos de questões sobre o Facebook, Twitter, etc no fórum e claro, na página sobre o WordPress no Facebook! O Publicize vai agradar a quem perde dias tentando conectar o blog às redes sociais, ele permite escolher o serviço a se compartilhar no momento da publicação, a postagem vai parar na sua linah do tempo, no stream do Twitter, LinkdIn, etc, só clicar no botão Publicar como sempre!

Não tenho certeza mas no caso do Facebook você pode fazer suas postagens sere publicadas em um página onde se é administrador  (não tenho página/preguiça de testar etc), isso no caso de páginas de pessoas já que empresas são diferente acho…

As imagens da página abaixo estão meio diferentes das que aparecem (testei Facebook e Twitter), mas não é difícil seguir as instruções. Outra coisa: no item publicado na linha do tempo do Facebook fica algo como “Compartilhado pelo WordPress.com”, é normal!

Veja mais na página (em inglês): http://jetpack.me/support/publicize

 Rolagem Infinita, amigável ao Google Analytics!

Na versão 2.0,  adicionamos o módulo Rolagem Infinita no Jetpack. Ao contrário de muitos dos módulos do Jetpack, a Rolagem Infnita só funcionará em temas com este suporte. Como cada tema é construído um pouco diferente e o módulo  precisa de informações sobre o tema para funcionar corretamente.

Não é difícil adicionar o recurso ao tema, mas tenho a impressão que ele precisa seguir bem os padrões para funcionar.

Se estiver usando o tema padrão Twenty Eleven, adicione isso ao functions.php:

 
function twenty_eleven_infinite_scroll_init() {
	add_theme_support( 'infinite-scroll', array(
		'container'      => 'content',
		'footer_widgets' => array( 'sidebar-3', 'sidebar-4', 'sidebar-5' ),
		'footer'         => 'page',
	) );
}
add_action( 'init', 'twenty_eleven_infinite_scroll_init' );

Para o Twenty Ten:

 
function twenty_ten_infinite_scroll_init() {
	add_theme_support( 'infinite-scroll', array(
		'container' => 'content',
		'render'    => 'twenty_ten_infinite_scroll_render',
		'footer'    => 'wrapper',
	) );
}
add_action( 'init', 'twenty_ten_infinite_scroll_init' );
 
 
function twenty_ten_infinite_scroll_render() {
	get_template_part( 'loop' );
}

Uma coisa legal é que o carregamento pode ser contabilizado como “pageviews” pelo Google Analytics (porque é uma preocupação comum), sendo assim, a sua taxa de exibição de páginas vai subir mais do que o tempo no site?!

Veja mais na página (em inglês): http://jetpack.me/support/infinite-scroll

Lembre-se!

Você precisa ter uma conta no WP.com, mas não precisa criar o blog, pode criar somente uma conta para usar o Jetpack 🙂

JetPack 2.0 tem publicação por email e CDN é um artigo sobre Jetpack, painel, shortcodes, temas Jetpack, painel, shortcodes, temas Plugins http://dianakcury.com/wp/plugins/jetpack-2-0-tem-publicacao-por-email-e-cdn#respondDiana K. Cury http://dianakcury.com/wordpress/wp-content/themes/di3554/img/card.png

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *