Novidades do WordPress 3.3

Esta semana o WordPress 3.3 será lançado e traz muitas melhorias, veja algumas.

WordPress 3.3

A cada versão o WordPress está melhor e mais rápido, não consigo enumerar nada de que sinto falta em versões anteriores, até mesmo a interface está definitivamente melhor nesta versão.

Para saber em detalhes o que mudou, consulte a documentação sobre a Versão 3.3 (em inglês), pode ser importante ver se você cria plugins ou temas. No geral, não notei grandes problemas  com os meus.

Sobre o WordPress, boas vindas e popups

A cada versão, você pode saber o que mudou acessando o Sobre o WordPress, isso quer dizer que teremos mais texto pra traduzir uma tela com textos que vão mudar a cada versão maior, com detalhes sobre o que há de novo na versão. Nesta tela também ficam os Créditos e os Termos de distribuição. Para quem não tem tempo pra isso, também aparecerão popups apontando recursos novos ou modificados na tela em questão.

Se estiver em uma recém-instalação, aparecerá um painel de Boas-vindas no painel inicial com instruções para tarefas mais comuns após uma instalação. Espera-se que todas essas modificações auxilie os novatos.

Layout mais prático e rápido

O menu lateral está mais esperto, agora é só mover o cursor do mouse sobre um item para mostrar os itens aninhados, a gente não mais precisa clicar/expandir itens do menu toda vez. Isso trouxe mais rapidez, não tem mais aquele deslizar bobinho.

A aba Ajuda também mudou: agora há seções menores dentro da aba, isso porque há abas com muito texto o que empurra toda a tela lá pra baixo, por esse motivo também, temas ou plugins que têm chamadas de funções para a aba Ajuda devem fazer modificações. Há mudanças nas folhas de estilo em geral, principalmente para melhorar a apresentações em dispositivos tablets.

Tela de boas-vindas - Para recém-instalações, lista tarefas comuns

Outra grande melhoria: a barra de administração se tornou Barra de Ferramentas e é persistente (desliza junto com a tela), igual a barra do BuddyPress. Além de economizar espaço para que se possa usar fontes em tamanho enormes facilita na hora de adicionar qualquer conteúdo. A barra também tem links para nosso fórum, documentação etc sempre visíveis.

Melhorias em geral

O envio de arquivos usando Plupload está demais, é a melhor coisa que já fizeram! Agora você só clica em um único ícone na área de edição e pode enviar qualquer tipo de arquivo, quanto arquivos quiser e até uma pasta inteira! Há uma implementação que permite arrastar e soltar arquivos para dentro do uploader e também barra de status do envio. É legal jogar uma pasta inteira lá e ver tudo aquilo sendo enviado 😆

Tela de envio - Agora com Plupload

Outra promessa é a melhoria na escrita de links permanentes, agora podemos usar formatos só com categoria/titulo-da-postagem sem perdas no desempenho, será? Quem tem site grande que me diga! Um problema comum que foi resolvido é o de usar títulos com caracteres estranhos, isso gerava slugs problemáticos.

Para quem cria plugins e temas agora o WordPress vem com todo o jQuery última versão 1.7.1. o que é bom porque ninguém mais vai ter que incluir tudo aquilo em pacotes de temas/plugins.

Quando lançarem a versão 3.3 por favor, não deixem de atualizar, ainda mais agora que a atualização só envia os arquivos que são modificados 😉

Novidades do WordPress 3.3 é um artigo sobre 3.3, versões 3.3, versões WordPress http://dianakcury.com/wp/novidades-do-wordpress-3-3#respondDiana K. Cury http://dianakcury.com/wordpress/wp-content/themes/di3554/img/card.png

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *