WordPress e os plugins

Se você é novato ou pretende migrar para o WordPress já deve ter ouvido falar sobre todas as vantagens dos plugins, mas ainda tem mais a se saber sobre isso.

Os plugins são como mini-aplicativos que melhoram ou implementam o WordPress, você pode encontrar plugins para as mais variadas funcionalidades e pode mesmo escolher entre plugins que fazem as mesmas coisas, aquele que oferece mais facilidade de uso, interface, preço etc.

Há algumas coisas a se saber sobre plugins do WordPress:

Nem todos os plugins são gratuitos

Você vai encontrar facilmente empresas especializadas em criar plugins sofisticados e como tais, seus produtos não são gratuitos. Há muita discussão sobre a legitimidade de se vender plugins e temas desde que a comunidade WordPress nunca pretendeu obter lucro, mas você deve ficar atento ao usar cópias pirateadas de plugins pagos, já que não deixam de ser um programa. Os plugins gratuitos são os que se encontram no repositório oficial e claro, aqueles que o autor expressa ser gratuito.

Existem problemas de incompatibilidade

A praticidade de se instalar e usar plugins no WordPress pode ser uma armadilha para novatos, há quem tenha mais de trinta plugins atuando no sistema e de vez em quando aparece no Forum perguntando porque algo não está funcionando. Existe incompatibilidade entre plugins como em qualquer aplicativo de computador e você deve se certificar em manter tudo atualizado  e em alguns casos, abandonar o uso dos plugins problemáticos ou que foram abandonados em uma versão.

Nem sempre há suporte

Com exceção dos plugins comerciais que incluem o suporte técnico no pacote, talvez seja difícil encontrar ajuda em relação a problemas com plugins, isso porque o desenvolvedor é quem deve ser notificado sobre bugs, incompatibilidade etc.  Antes de questionar no Forum, verifique a página do plugin no repositório do WordPress, talvez outras pessoas estejam com os mesmos problemas e talvez alguém tenha também a solução. Por fim, tente notificar o desenvolvedor do plugin sobre o problema. Os colaboradores da comunidade WordPress não tem a obrigação de dar suporte a problemas de plugins.

Há plugins superfluos

Desde que qualquer pessoa que saiba PHP e a biblioteca do WordPress possa fazer um plugin e distribui-lo, há também quem faça plugins totalmente superfluos ou que já são desnecessários. Como exemplo, todos os plugins que gerenciam menus. O WordPress possui muitas funcionalidades e as pessoas parecem não se interessar em saber o que o sistema oferece. Antes de entupir seu sistema com dezenas de plugins, faça um tour e aprenda a usar o que está disponível, evite depender de plugins principalmente os que parecem ser pouco profissionais ou que foram abandonados.

Conclusão…

Os plugins são indispensáveis, mas tem muitas coisas que o WordPress já faz sem que a gente tenha que se preocupar com atualizações extras e incompatibilidade. Há funções que dependem de temas adaptados também, o que parece ser ignorado pelos vendedores de temas. Enfim, você não acha que no final das contas o importante é o conteúdo do site e não quantos truques ele faz?!

WordPress e os plugins é um artigo sobre O que são os plugins do WordPress? Por que usar e para que servem? WordPress http://dianakcury.com/wordpress-pt/wordpress-e-os-plugins#respondDiana K. Cury http://dianakcury.com/wordpress/wp-content/themes/di3554/img/card.png

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *