Adicionar tamanhos de miniaturas

O WordPress possui um recurso nativo de miniaturas de postagens e páginas. Saiba que pode adicionar dimensões variadas e usá-las em qualquer contexto em seu tema.

No artigo sobre miniaturas no WordPress, você viu como adicionar este recurso ao seu tema ou plugin, de modo que as dimensões são estabelecidas através do painel do WordPress. Então, onde quer que a chamada esteja, a imagem obtida tem as dimensões que estão lá em Configurações > Mídia. Mas e se precisamos de outros tamanhos? A resposta está a seguir

Adicionando tamanhos variados de ministuras

No arquivo functions.php do tema ou no plugin, adicione um novo tamanho desta maneira:

add_image_size( 'arte-thumbnail', 250, 150, true );

Onde temos os seguintes parâmetros:

  • arte-thumbnail – entre aspas simples, um nome para seu novo tamanho.
  • 250 – sem aspas, a largura em pixels.
  • 150 – sem aspas, a altura em pixels.
  • true/false – sem aspas,define cortar a imagem nestas medidas ou redimensionar apenas.

Se quiser usar uma miniatura que respeite as dimensões do arquivo original, por exemplo, retangular, mais estreito do que largo etc, é só definir a altura sem valor usando duas aspas simples assim: ”. Mas lembre-se que a largura deve ser definida ou o WordPress não terá como gerar a versão! A geração do arquivo com o novo tamanho acontece no momento da gravação do arquivo pelo WordPress, ou seja, quando o usuário envia um arquivo para anexar à postagem, o WordPress gera todos os tamanhos requisitados pelo tema atual e plugins ativos. O usuário também não tem como acessar os tamanhos gerados por esse código, (a não ser com link direto). ou seja, este é um recurso especial para temas e plugins.

Usando os tamanhos

Ao adicionar a chamada para um novo tamanho, sabemos que ao enviar um arquivo, um versão com aquele tamanho será gerado, então podemos inserir esta versão em arquivos de temas assim:

<?php the_post_thumbnail('arte-thumbnail'); ?>

É uma boa prática sempre testar se há uma miniatura antes para evitar erros:

<?php if(has_post_thumbnail( )): ?>
<?php the_post_thumbnail('thumbnail'); ?>
<?php endif; ?>

Conclusões

É muito importante gerar versões de tamanhos variados para imagens em sites, ainda mais se for um site com muitas imagens como lojas, galerias, photoblogs etc. As miniaturas devem ser mesmo miniaturas e não uma imagem reduzida por CSS ou instruções na tag XHTML! Além do site ficar mais rápido, a imagem não fica deformada. Usar CSS para reduzir/cortar uma imagem é até interessante e prático, mas deve ser usado só em casos que a variação é de alguns pixels.

Adicionar tamanhos de miniaturas é um artigo sobre miniaturas, tamanhos miniaturas, tamanhos Sem categoria http://dianakcury.com/sem-categoria-pt/adicionar-tamanhos-de-miniaturas#commentsDiana K. Cury http://dianakcury.com/wordpress/wp-content/themes/di3554/img/card.png

9 ideias sobre “Adicionar tamanhos de miniaturas

  1. Myst1010

    Gostei das alterações feitas no site, está ficando cada vez melhor, parabéns.

    Agora voltando ao assunto: Só para me esclarecer uma dúvida Diana.
    Se então usamos um tema que usa thumbnais de 100×100 e depois mudamos para um tema que use thumbnails de 250×250, é necessário upar todas as imagens novamente para serem gerados nos thumbnails com o novo valor?

    1. Diana K. C.

      Oi!
      Acho que não, desde que a função para se gerar as miniaturas seja a do WordPress mesmo. Mas é bom conferir antes de mudar rs 🙂

  2. Myst1010

    Valeu Diana pela resposta, vou fazer uns testes aqui pra saber como funciona essa troca exatamente.

    Obrigado.

  3. Myst1010

    Bom, fiz uns testes aqui com alguns temas e apesar de estarem configurados para fazer o crop ele não funciona.
    Ao trocar os temas as imagens ficam distorcidas com base no tamanho do thumb exigido pelo tema, só quando eu envio uma nova imagem o thumb volta a ficar corretamente cortado.

    Então se eu testei direito, é uma péssima idéia trocar de tema se vc usa sistema de thumb nativo e tem muitos posts, porque no novo tema as imagens para ficar corretamente como se deve teria que upar todas as imagens novamente.

    Nada bom isso.

    1. Diana K. C.

      É meio capenga isso então 🙁 Nunca usei muito este recurso (por preguiça rs). Um plugin que recomendo é o Get the Image, com ele se pega a imagem da postagem, (mesmo que imagem remota!), última imagem, anexada ou não etc. O plugin deve ser incorporado ao tema ou plugin, não tem interface. O ruim é que não corta as imagens, tem que ser através de CSS, mas tem a vantagem de funcionar sozinho, não tem que ficar definindo miniatura, uma por uma em cada postagem.

  4. Myst1010

    Interessante este plugin que vc falou, eu também não uso este recurso, mas para quem usa um ótimo plugin e o auto-post-thumbnail que pode ser baixado aqui

    http://wordpress.org/extend/plugins/auto-post-thumbnail/

    Ele adiciona a primeira imagem do post no campo miniatura automaticamente e ainda pode fazer uma varredura completa em seus posts, caso não tenha nenhuma imagem configurada como miniatura ele coloca automaticamente a primeira imagem do post.

    Bem útil para quem usa este recurso no WP.

    1. Diana K. C.

      Acho que vão melhorar isso na próxima versão. Eles querem melhorar a parte de envio de imagens também, não sei se entendi direito, mas querem reduzir o thickbox/lightbox, vamos ver como vai ficar isso!

  5. Fábio

    Gente, eu tentei usar o add_image_size, porque na proxima versão de um site que estou criando, será estilo um portal como R7.com, que tem thumbs de tamanhos variados, pelo menos uns 5 diferentes.

    Vi acima, que quem testou conseguiu e o unico defeito foi que já tinham posts e as miniaturas ficaram somente distorcidas, mas no meu caso é bem pior.

    Acontece que, não importa as configurações que eu coloque no add_image_size la no functions.php, na index.php sempre aparece a imagem no seu tamanho real, e não no especificado no add_image_size. Como já vi varios tutos pela net e li os comentarios, n sei porque mas acho que isso é só comigo :/

    Alguem sabe o que pode ser? Necessito urgentemente de ajuda gente 🙁

    1. Diana K. C.

      Estranho. Veja se no arquivo está referenciado o tamanho, como está aqui no artigo. Se estiver medium, large etc o tamanho mostrado será o que está definido em Configurações > Mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *